--

Notícia

--

POLÍTICA

Litoral Sul e Baixo São Francisco órfãos de um representante


Atualizado em 17/07/2025 21:45

Litoral Sul e Baixo São Francisco órfãos de um representante
Guilherme Lopes

As novas gerações clamam por renovação — e renovação se faz com jovens capazes e experientes.

Uma verdade incontestável é a orfandade das regiões do Litoral Sul e do Baixo São Francisco na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), que já viveu seus tempos áureos com deputados estaduais atuantes e desbravadores, comprometidos com o desenvolvimento dessas regiões. Hélio Lopes e Moacir Andrade deixaram suas marcas — hoje, marcos importantes na história política local.

Hélio Lopes arregaçou as mangas como deputado, atuando do Sertão — de Pão de Açúcar ao Baixo São Francisco, passando por Traipu, São Brás e Porto Real do Colégio — por meio da SUVAL (Superintendência dos Vales de Alagoas), da qual foi superintendente. Levou apoio às cidades ribeirinhas alagoanas atingidas pelas cheias do rio São Francisco, incluindo o bairro Santo Antônio, em Penedo — o chamado Barro Vermelho —, onde foi determinante para a construção do cais de proteção na Rua dos Pescadores. Metade dos moradores da área foi relocada para outras localidades com o apoio dos governos federal e estadual.

Moacir Andrade, então deputado estadual de oposição, teve a oportunidade de governar o Estado e levou grandes benefícios ao Baixo São Francisco, como a construção da Rodovia Dr. Alcides Andrade, que interliga Porto Real do Colégio à cidade de São Brás. Na ocasião da inauguração, entregou também um conjunto habitacional no município. Fez o mesmo em Piaçabuçu e Feliz Deserto, deixando um legado reconhecido até hoje.

Atualmente, o Litoral Sul e o Baixo São Francisco sofrem com a ausência de um representante na ALE que defenda os interesses dessas populações e traga de volta os benefícios que só a voz de um deputado estadual pode garantir.

Neste cenário, surge um nome com capacidade e desenvoltura para exercer esse papel: o jovem Guilherme Lopes, atual Secretário Executivo de Saúde do Estado (SESAU), neto de Hélio Lopes e filho de Ronaldo Lopes, atual prefeito de Penedo. Guilherme desfruta de grande credibilidade tanto junto à classe política quanto à população alagoana, e se destaca como uma promessa de renovação dentro da própria política.

O que Guilherme Lopes traz de experiência? Foi secretário de Saúde de Penedo durante o pior ano da pandemia, em 2023; participou de duas campanhas vitoriosas de seu pai à prefeitura de Penedo; e tem se destacado na SESAU, onde conquistou o respeito e a admiração de todos com quem trabalha. Além disso, carrega no sangue o DNA político de seu pai e de seu avô, um dos grandes nomes que já passaram pela ALE em múltiplos mandatos.

Por Professor Raul Rodrigues

Categorias