CULTURA
FEICUSAL inicia 2ª edição em Penedo nesta sexta-feira, 08 de agosto
O evento é realizado pela Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (ArtPen) com apoio da Prefeitura Municipal.
Redação
Atualizado em 08/08/2025 16:35

Durante três dias, Penedo se transforma no centro alagoano do artesanato. Com a participação de artesãos alagoanos e também dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia, a Feira de Intercâmbio Cultural de Alagoas (FEICUSAL) começa nesta sexta-feira (08) e segue até domingo (10).
Com estrutura ampla e coberta instalada no estacionamento da Prainha de Penedo, a programação com acesso gratuito do público é diversificada, reunindo tradições populares, artesanato, cultura, gastronomia, oficinas, palestras e workshops.
Na manhã desta sexta, o público pôde acompanhar a apresentação da Companhia Flor do Sertão, uma roda de conversa com o historiador e ex-vereador Bili Marques sobre o livro Cidade da Gente, e a apresentação do Pastoril Estrela de Tanque D’Arca, da mesma cidade.
“Iniciamos oficialmente a segunda edição da FEICUSAL, que este ano vem com uma proposta maior, recebendo mais municípios alagoanos, mais artesãos, além de representantes de outros estados, federações e confederações. É um momento de muita alegria para nós, que fazemos cultura, ver Penedo acolhendo tanta gente boa e importante. Tudo isso é possível graças à idealização da ArtPen e ao apoio do Governo Federal, do Governo do Estado de Alagoas e da Prefeitura de Penedo”, disse a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), Tereza Machado.
Estande da Prefeitura
A Prefeitura de Penedo destinou um espaço com 14 artesãos, com produções que vão desde peças feitas em fibras até o crochê do tipo Amigurumi. Além disso, mais de 150 artesãos da cidade expõem seus trabalhos em outros espaços da feira.
O currículo é grande, igualmente a sua simpatia e educação. Sou suspeito para falar, pois tenho um grande carinho por ela, minha professora de Geografia no primário, na extinta Escola Cenecista Anfrísio Ribeiro. Aos 75 anos, Sônia Tavares deixou os ensinamentos escolares e passou a transmitir leveza, luz e a beleza através das artes, da poesia, do conto e das mensagens direcionadas.
“Meu artesanato é feito da fibra, fibra de bananeira, palha do milho. Eu trabalho com todo tipo de fibra. Mas no momento estou expondo da bananeira e do milho. É um prazer trabalhar com a minha mente, fazer criativas, com o que imagino, mas, também faço com trabalhos específicos, quando a pessoa encomenda”, contou a artesã. Ela confecciona peças em fibra há cerca de 15 anos. E sobre a arte de escrever, já lançou três livros. Sônia Tavares também é imortal da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC).
Outra artesã que está expondo no estande da Prefeitura é a jovem Júlia Rocha, 26 anos, que cria peças em crochê na técnica japonesa Amigurumi. “O artesanato faz parte da minha vida desde criança. Comecei a fazer crochê aos 15 anos. O Amigurumi é diferente do crochê tradicional, pois consiste em bonecos e personagens com enchimento. Meu nicho é a cultura pop e nerd, criando figuras que estão em alta e que eu também gosto”, explicou.
O primeiro dia da FEICUSAL já estava bem movimentado, incluindo alunos da Escola Municipal Antônio Cândido Toledo e da Escola Estadual Gabino Besouro e dos colégios da rede particular, Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus.
A Feira
Mais que uma exposição, a FEICUSAL é um mergulho nas tradições populares, reunindo artesanato, cultura, gastronomia e apresentações artísticas em Penedo, às margens do Rio São Francisco. O evento é realizado pela Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (ArtPen) com apoio da Prefeitura Municipal.
A programação completa está disponível no site da entidade www.feicusal.com
Texto: Roberto Miranda – Jornalista Secom/PMP
Fotos Kamylla Feitosa – SEMCLEJ

